Escola Hosano Gomes mantém tradição do São João

Alunos e professores da escola municipal Hosano Gomes apresentaram diversas atrações juninas durante a última sexta-feira (1º) na quadra Jefferson Sousa (Centro Comunitário), no centro de Lago do Junco. Além das quadrilhas organizadas pelos alunos e do bumba-boi da escola “100% Hosano”, a noite junina contou ainda com a participação de convidados como o ballet e a quadrilha da escola de Lago da Pedra, Criança Feliz; houve ainda a participação da prestigiada quadrilha local Grupo de Acólitos São Tarcísio (GAUST) que, este ano, completou 10 anos de formação.

“É uma satisfação ver o público presente aqui na quadra do Centro Comunitário para prestigiar o trabalho cultural dos nossos alunos que contaram com o apoio de seus pais e dos funcionários da escola. Nosso São João é uma tradição da escola e, neste ano, pela segunda vez consecutiva, apresentamos - além das quadrilhas - o bumba-boi 100% Hosano que levantou o público”, afirmou a diretora da escola, Jandira Rosa.

Além de contribuir para manter a tradição junina, a noite cultural organizada pela escola Hosano Gomes tem ainda uma estratégia pedagógica, segundo afirma a professora do segundo ano do Ensino Fundamental, Keliane de Jesus Souto. “É um momento importante para os alunos, especialmente para os mais tímidos, essa chance de apresentar algo em público. É um desafio para muitos! E acredito que ao superar esse desafio todos crescem”, explicou.

O evento contou também com o auxílio da prefeitura que, entre outras ações, colaborou com o transporte de brincadeiras convidadas. Para o aluno que representou o noivo da quadrilha do 5º ano da escola Hosano Gomes, Kauan Luma, esse foi um momento marcante. “Foi minha primeira quadrilha! Achei divertido e é legal também ver quadrilhas de outras escolas por aqui. Ano que vem tem que ter de novo”, animou-se o estudante.

Ex-alunos da escola também estiveram presentes na noite junina. Um exemplo é Igor Renner, aluno que atualmente está no 3º ano da escola estadual José Malaquias, e que participou da festa junina do Hosano Gomes como miolo do boi 100% Hosano. “Fiquei feliz com o convite da minha antiga escola para brincar no boi. Não poderia recusar de forma alguma a oportunidade e também ajudar a animar esta noite junina! Para mim foi tudo perfeito”, disse o aluno.