Prefeitura lança Programa Novo Mais Educação

Nesta sexta-feira (05/05), a prefeitura de Lago do Junco, por meio da Secretaria de Educação, lançou o Programa Novo Mais Educação – iniciativa do Governo Federal em parceria com o município - em um evento especial no auditório Frei José, no centro da sede de Lago do Junco. Na ocasião estiveram presentes o prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca; o vice-prefeito, Enoc Lopes; secretários do governo municipal e servidores da Educação, bem como estudantes selecionados para participar da nova versão do programa que havia sido interrompido em 2016 em diversos municípios do brasileiros.

“Lago do Junco não perdeu o prazo de inscrição no Programa e garantiu, por meio da articulação dos servidores do município, a participação dos nossos jovens nessa nova versão do programa! Nossa gestão sabe que o maior mercado de trabalho aqui é Educação e, nesse sentido, procuramos formar e valorizar nossos jovens para que tenham mais oportunidades na vida e que, também, contribuam com o desenvolvimento de outros jovens, com o desenvolvimento do nosso município cada vez mais”, afirmou o prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca.

Este ano 73 jovens monitores foram aprovados para participar do retorno do programa que visa o desenvolvimento de atividades, nas escolas públicas de ensino fundamental, nos campos de artes, cultura, esporte, lazer e que tem como principal objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município. Na abertura do evento os aprovados ouviram os depoimentos de ex-monitores agradecidos pela oportunidade de participar do programa.

“O que tenho a dizer para os novos participantes é que não se prendam ao valor da bolsa que vão receber, mas agarrem essa oportunidade com responsabilidade pela melhoria da educação dos jovens. Eu aproveitei muito minha experiência no Mais Educação e hoje estou concluindo o curso de Ciências Contábeis e Letras, com certeza colho frutos do amadurecimento que essa experiência me trouxe”, declarou o ex-monitor, Leandro Moraes, para animar os monitores selecionados do Novo Mais Educação.

O trabalho dos monitores inscritos no programa é desenvolver, com crianças e adolescentes matriculados na rede pública municipal de ensino da sede e da zona rural de Lago do Junco, a ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática por meio de acompanhamento pedagógico específico. Com isso espera-se a melhoria do rendimento e desempenho escolar, bem como a melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais.

“As palavras-chave são esforço e humildade. Aqueles que mais se destacarem durante o trabalho em sala de aula, para o qual serão treinados, terão mais chances de conquistarem vagas de trabalho com nosso auxílio. Fazemos isso para estimular o desenvolvimento de cada jovem mentor que participa do programa”, disse, durante a abertura do lançamento do programa, o secretário de Educação do município, Marcony Wellingthon.