Educação

Professores de Lago do Junco permanecem com carga horária de 13 horas Publicada em 28/02/2018 12:09:59

O prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca, anunciou que a prefeitura manterá a carga horária de 13 horas-aula para os professores da rede municipal. O anúncio, comemorado pela classe, foi feito durante a abertura da II Conferência Municipal de Educação, iniciada na última terça-feira (27) com a apresentação da Orquestra Filarmônica FC de Codó (MA), na quadra poliesportiva Jefferson Sousa.

“Após reunião com o secretário de Educação e equipe decidimos, na terça-feira (26), manter a carga horária de nossos professores enquanto não houver decisão do Ministério Público. Sabemos do trabalho exigente dos profissionais da Educação, apoiamos suas pautas e elegemos a Educação como setor estratégico para essa administração”, declarou o prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca, durante a abertura do evento.

Realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, a II Conferência Municipal de Educação, em seu primeiro dia, contou com a participação do conferencista e professor, Nazeldo Pereira Cruz, o qual proferiu a Conferência Magna com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Municipal de Educação (PME): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

“Lago do Junco encerra o ciclo de conferências municipais na Regional de Pedreiras e, neste momento, aproveitamos o espaço de mediação entre Governo e sociedade para discutir e avaliar o documento referência da Conferência Nacional de Educação (CONAE) e a partir daí propor estratégias para o plano municipal”, afirmou o conferencista, Nazeldo Pereira Cruz.

Nesta quarta-feira, os participantes da II Conferência Municipal de Educação reúnem-se em oito grupos de trabalhos para discussão de oito eixos temáticos a respeito do Plano Nacional de Educação e dos Planos Decenais. Após o término da II Conferência, inicia-se logo na quinta-feira (1º/03), a VI Jornada Pedagógica de Lago do Junco a qual avaliará o Plano Municipal de Educação e escolherá os delegados para a Conferência intermunicipal, em Pedreiras.

“Estamos iniciando mais um ano letivo, mais um ano de batalha árdua, e dessa vez abrimos com a Conferência a Jornada Pedagógica. Não é fácil fazer acontecer educação em meio a tamanha crise que o país inteiro vem passando, mas espero que em 2018 tenhamos pelo menos a chance e o apelo de fazer ecoar nos corações dos educadores a realização de sonhos pedagógicos educacionais e dias melhores para a educação juncoense”, afirmou o secretário de Educação do município,  Marcony Wellington.