Cidadania

Prefeitura lança Projeto Orquestrando para formação de jovens Publicada em 21/08/2017 11:10:56

Com a presença de representantes do governo municipal, do poder legislativo local, do Serviço Social da Indústria (SESI) do Sistema Fiema e representantes de diversos segmentos da sociedade juncoense organizada, foi lançado no último sábado (19/08), na quadra poliesportiva, Jefferson Sousa, o Projeto Orquestrando, uma iniciativa da prefeitura de Lago do Junco em parceria com o SESI de Bacabal que beneficiará 147 alunos das escolas da rede municipal. O objetivo do projeto é, por meio de aulas ministradas por músicos profissionais, capacitar os alunos selecionados para a formação da Orquestra Filarmônica de Lago do Junco.

Em sua abertura, o evento de lançamento do projeto contou com a participação da Orquestra Filarmônica do Grupo FC Oliveira, de Codó, a qual percorreu com 94 integrantes algumas ruas do centro de Lago do Junco apresentando músicas conhecidas para a população que prestigiou o momento. “Com essa apresentação, nosso objetivo é demonstrar qual o resultado esperado daqui a seis meses em Lago do Junco, após a formação dos alunos selecionados e inscritos no Projeto Orquestrando. Esta será a quarta orquestra que o SESI, com a parceria do poder municipal, formará no Maranhão a partir de uma metodologia própria que educa o cidadão por meio da música!”, disse a gerente do SESI de Bacabal, Maria Magna Nascimento, presente na ocasião de lançamento do Projeto Orquestrando.

Os 147 alunos selecionados pelo projeto serão divididos em quatro turmas cujas aulas terão início na próxima quarta-feira (23/08), no auditório Frei José, cedido à prefeitura por meio de uma parceria com a Igreja Católica especialmente para a capacitação dos alunos. “Eles começarão com aulas de flauta doce, depois escaleta, seguindo a metodologia do SESI. E, em outubro, no aniversário de Lago do Junco, já podemos esperar a primeira apresentação oficial dos alunos do projeto durante a execução do hino nacional. Com essa iniciativa a prefeitura de Lago do Junco investe na vivência e experiência de outras dimensões da vida, como a arte, possibilitando outros saberes e sabores na vida desses jovens”, comentou o secretário de Educação do município, Marcony Wellingthon.

Ao final do evento de lançamento do Projeto Orquestrando, o vice-prefeito de Lago do Junco, Enoc Lopes, representando o prefeito, Osmar Fonseca, assinou a parceria com o SESI. Logo após o ato, os professores músicos foram apresentados à população, bem como os dois monitores locais – os ex-alunos das escolas municipais de Lago do Junco, Luiz Fernando e Igor Remer – que ficarão responsáveis pelo acompanhamento dos jovens. “Este ato da maior importância é para nós uma dádiva de Deus. Adolescentes e crianças que, através dessa administração vão mudar suas vidas e se tornar pessoas ainda mais importantes em Lago do Junco. Esse é um projeto que existe apenas em três municípios maranhenses e agora trouxemos também para nossa cidade! Não foi fácil, mas aqui está o ponta-pé inicial”, comemorou o vice-prefeito, Enoc Lopes.