Política

8ª Conferência Municipal de Assistência Social debate consolidação do SUAS

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o foco da oitava Conferência Municipal de Assistência Social de Lago do Junco promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município. A Conferência, cujo tema é “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, foi aberta na segunda-feira (6) pela secretária de Assistência Social, a primeira-dama do município, Edina Fontes, e pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Robson Cruz, na presença do presidente da Câmara Municipal, Jair Alves, e do prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca.

“Atualmente os recursos da Assistência Social são maiores que o Fundo de Participação do Município (FPM), o que é muito importante para o desenvolvimento de nossa cidade”, avaliou o prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca durante sua fala no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), local no qual é realizada a Conferência.

Também esteve presente na abertura do evento a supervisora estadual da Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES), Assunção de Maria Mendes. A supervisora fez uma retrospectiva de todas as conquistas do campo da Assistência Social no Brasil nos últimos 10 anos e ressaltou a importância da participação popular nas políticas de Assistência Social. “A participação popular precisa de representatividade e independência nos Conselhos. É isso que permite o melhor trabalho de controle das ações, dos recursos”, disse.

Na ocasião a equipe do Conselho Municipal de Assistência Social apresentou dados do município, como a inclusão de 3.153 famílias inscritas no Cadastro Único – que dá acesso a programas como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida - e ressaltou a importância do trabalho permanente pela inclusão de mais cidadãos nos programas e benefícios já assegurados por lei, como a Carteira do Idoso e o Passe Livre, que possibilitam viagens interestaduais sem custos para idosos acima de 60 anos e para deficientes físicos.

A Conferência, que será encerrada nesta terça-feira (7), tem o intuito de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social.

Carteira do Idoso

A Carteira do Idoso traz informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e o Número de Identificação Social (NIS), além da foto. O benefício da gratuidade e o desconto no valor das passagens interestaduais aos idosos nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário é um direito assegurado pelo Estatuto do Idoso, de 2003. Atualmente, os idosos com comprovante de renda já têm acesso a descontos ou gratuidade em viagens interestaduais. Clique aqui para saber mais detalhes.

Mais em Política


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Curta nossas páginas nas redes sociais
e compartilhe nosso trabalho

Prefeitura Municipal de Lago Do Junco

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGO DO JUNCO

AV. CEL. HOSANO GOMES FERREIRA, 647 \ CENTRO \ LAGO DO JUNCO - MA \ CEP: 65710000

CONTATO