8ª Conferência Municipal de Assistência Social debate consolidação do SUAS

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o foco da oitava Conferência Municipal de Assistência Social de Lago do Junco promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município. A Conferência, cujo tema é “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, foi aberta na segunda-feira (6) pela secretária de Assistência Social, a primeira-dama do município, Edina Fontes, e pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Robson Cruz, na presença do presidente da Câmara Municipal, Jair Alves, e do prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca.

“Atualmente os recursos da Assistência Social são maiores que o Fundo de Participação do Município (FPM), o que é muito importante para o desenvolvimento de nossa cidade”, avaliou o prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca durante sua fala no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), local no qual é realizada a Conferência.

Também esteve presente na abertura do evento a supervisora estadual da Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES), Assunção de Maria Mendes. A supervisora fez uma retrospectiva de todas as conquistas do campo da Assistência Social no Brasil nos últimos 10 anos e ressaltou a importância da participação popular nas políticas de Assistência Social. “A participação popular precisa de representatividade e independência nos Conselhos. É isso que permite o melhor trabalho de controle das ações, dos recursos”, disse.

Na ocasião a equipe do Conselho Municipal de Assistência Social apresentou dados do município, como a inclusão de 3.153 famílias inscritas no Cadastro Único – que dá acesso a programas como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida - e ressaltou a importância do trabalho permanente pela inclusão de mais cidadãos nos programas e benefícios já assegurados por lei, como a Carteira do Idoso e o Passe Livre, que possibilitam viagens interestaduais sem custos para idosos acima de 60 anos e para deficientes físicos.

A Conferência, que será encerrada nesta terça-feira (7), tem o intuito de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social.

Carteira do Idoso

A Carteira do Idoso traz informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e o Número de Identificação Social (NIS), além da foto. O benefício da gratuidade e o desconto no valor das passagens interestaduais aos idosos nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário é um direito assegurado pelo Estatuto do Idoso, de 2003. Atualmente, os idosos com comprovante de renda já têm acesso a descontos ou gratuidade em viagens interestaduais. Clique aqui para saber mais detalhes.

Mais em Política

Prefeitura Municipal de Lago Do Junco

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGO DO JUNCO

AV. CEL. HOSANO GOMES FERREIRA, 647 \ CENTRO \ LAGO DO JUNCO - MA \ CEP: 65710000